Por que escolhemos o nome Meimei. Conheça nossas instalações e projetos. Saiba do que mais precisamos
Quem foi Meimei?
Meimei e a sua relação com crianças
Saiba um pouco mais da sua biografia, sua doença que impediu de ser mãe e o o motivo de ser chamado de Meimei.
Saiba maisVenha nos conhecer
E desfrutar da Energia do Local
Conheça nosso projeto pessoalmente. Teremos imenso prazer em mostrar o local e o amor dedicado às crianças
Saiba maisEstamos precisando
Quais são os principais itens?
Contamos com a boa ação das pessoas que possam nos ajudar e relacionamos alguns itens fundamentais para nós.
Saiba maisPerguntas Frequentes
Relacionamos abaixo as perguntas que foram mais frequentes. Elas foram feitas através do site, das redes sociais, email´s, entre outros. Se mesmo assim, não achou a pergunta que esclarecesse a sua dúvida procure-nos. Os nossos dados estão no rodapé da página.
Importante: Nesse periodo de pandemia, não estamos liberando as visitas até que seja dado o aval pela Prefeitura de São Bernardo do Campo.
1- Não é permitido tirar fotos frontais das crianças.
2-Dar alimentos diretamente às crianças. Se quiserem alguma guloseima deixem com a coordenação ou com as cuidadoras que farão a distribuição em momento adequado.
3-Não é permitido entrar nos berçários das crianças menores (até um ano).
Somos uma Associação Beneficente e Filantrópica de direito civil privado cujo objetivo principal é amparar e cuidar de crianças em condição de vulnerabilidade
Nossas atribuições
Nossa razão de existir são as crianças. Trabalhamos dia e noite pensando no melhor delas. Mas o Amor é o que não pode faltar em todas as atitudes que temos com elas. Seja qual for o motivo, ela veio ao nosso encontro. Se nos foi confiado a sua guarda, sentimos a obrigação de dar o melhor de nós para que sejam devidamente encaminhadas para a sociedade com todos os instrumentos para serem cidadãos de bem. Acreditamos que o amor pode transformar tudo. Para isso, cuidamos de todos os procedimentos legais antes, durante e depois de serem encaminhadas para uma família. Colocamos abaixo um breve resumo das atividades.
Nossas atividades
A primeira impressão de quem não conhece as atividades internas de um abrigo parece que somente cuidamos das crianças. Realmente essa é uma das atividades mais importantes, pois nosso foco é a criança. Temos a obrigação de cuidar bem dela tanto fisicamente como emocionalmente. E não medimos esforços para que elas tenham um bom atendimento sem nos descuidarmos do amor que precisamos dar a elas. Acreditamos que o amor fará com que ela caminhe com mais segurança no futuro e tentamos na medida do possível suprir a carência de sentimentos maternos. Fora essa parte que julgamos a mais importante, precisamos cuidar de toda a parte burocrática desde o contato com o Forum, envolvendo diversos protocolos que devem ser seguidos à risca. Todo o histórico da criança é mantido em sigilo sob a supervisão de nossa assistente social e psicóloga. Uma vez dentro de nossas dependencias, existe toda um acompanhamento da criança. Algumas chegam assustadas, outras fazendo birras querendo chamar atenção, enfim é um periodo delicado. Normalmente passa rápido pois logo percebem a segurança que transmitimos. Se estão em idade escolar, é preciso ver a matricula, material escolar. Se tem alguma doença que necessite de acompanhamento temos que levar a médicos para o devido tratamento. Se houver problemas dentários encaminhamos a dentistas que nos atendem gratuitamente. Uma vez que haja famílias interessadas na adoção, é feito todo o acompanhamento tanto da criança como da futura família. Qualquer problema comunicamos ao forum. Caso a criança e os futuros pais tenham afinidade elas são encaminhadas e toda documentação também é enviada ao forum. Caso tenha tratamento médico ou psicólogo é comunicado aos futuros pais para que continuem o tratamento. Até 6 meses damos suporte. Nem todas as famílias que adotam possuem recursos financeiros. Nesses casos, auxiliamos na viabilização aos programas e projetos de políticas públicas que possam melhorar as suas condições de vida. Caso se constate a necessidade de manter nos primeiros meses a alimentação e vestimentas o Cantinho se dispõe a ajudá-los.
Objetivos da Instituição e o Trabalho Psicossocial
Abaixo colocamos os objetivos de uma maneira mais formal.
Acolher e garantir a medida de proteção
Garantir a inserção na educação e na saúde (acompanhando as consultas médicas e tratamentos especializados) de acordo com as necessidades das crianças e dos adolescentes.
Fortalecer o vínculo afetivo entre o acolhido e os familiares.
Atendimento social a família, acolhida escuta, atividades em grupo com a família e a crianças, para fortalecer a família em sua função protetiva com a criança e adolescente.
Prevenção do agravamento de situações de maus tratos, e ruptura de vínculos.
Diagnóstico socioeconômico, informação e defesa de direitos, inserção em projetos de capacitação e preparação para o trabalho / programas de transferência de renda; mobilização para o exercício de cidadania, garantindo o atendimento na rede socioassistencial.
Restabelecer e preservar os vínculos afetivos da família de origem.
Acolhida e escuta individual num trabalho psicossocial, voltada para a identificação das necessidades da família, Estímulo ao convívio familiar mobilização e identificação da família extensa. Acompanhamento e monitoramento das visitas.
Garantir a reintegração das crianças e dos adolescentes.
Reintegrar à criança e adolescente na família de origem e garantindo a preparação para o desligamento, seja para a convivência familiar, adoção ou para o enfrentamento da vida adulta;
- Viabilizar condições de acesso das famílias a serviços, programas e projetos das diversas políticas públicas que possam responder as suas necessidades;
- Mapear vínculos significativos da família extensa, e a análise da rede social de apoio da criança e do adolescente (Creas, Crami, Cras, Conselho Tutelar, Caps entre outros);
- Proporcionar a reintegração da criança e adolescente com sua família nuclear ou extensa (quando possível);